Rede de Desenvolvimento participa de Conferência Municipal de Cultura de Paz

Gislane Syllos, Luis Cláudio Galhardi e Sílvia Vieira (Foto: Michele Borges)

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ) realizou no dia 26 de maio, a 2º Conferência Municipal da Cultura de Paz. Foram discutidas formas de colaborar com as propostas de boas práticas sociais e sugestões para próximas atividades. Além de debater o tema “Palavras e Imagens que criam mundos de Paz – Trabalhando por uma Cultura de Paz”, os participantes elegeram os membros que irão coordenar o conselho no biênio 2010/12. Houve também uma comemoração dos dez anos de Movimento pela paz e não-violência e dois anos do Conselho.

Uma das participantes é Rosângela Teruel, coordenadora do projeto sócio-esportivo Associação Londrinense de Futebol Arte (ALFA), que ajuda crianças e adolescentes através do futebol, visando o esporte para o desenvolvimento e a paz. “A conferência serve como criação de um espaço para discutir o tema, expor acertos, erros e experiências, além de ampliar as Redes Sociais”, contou Rosângela.

Através da metodologia de investigação apreciativa, apresentada pelas consultoras Gislane Syllos e Silvia Vieira, os participantes trocaram informações que objetivavam novas possibilidades de pensar a responsabilidade social para que a paz se torne uma realidade viável por meio de iniciativas cidadãs provenientes de ONGs, universidades, instituições, sociedade civil, entre outras.

Gislane, que também é articuladora da Rede de Desenvolvimento Local de Londrina, acredita que a participação popular com novas idéias pode colaborar com a mudança de cultura. “Como na Rede, quando a comunidade se une, ganha força e através dessa articulação em parceria com instituições e poder público, conseguimos mudar a realidade e por em prática ações e sonhos que contribuem para o bem coletivo”, afirmou.

A conferência, que foi transmitida ao vivo através do site da Câmara de Vereadores, já começou a receber retornos. Durante a tarde, um telegrama recebido de Minas Gerais confirmou a participação de uma telespectadora que acompanhava o evento e parabenizou a iniciativa. “Conseguimos renovar o COMPAZ, pois existem seis Conselhos no Brasil, mas o de Londrina é o mais atuante. E essa continuidade do trabalho é uma vitória!”, comemorou Luis Cláudio Galhardi, coordenador da ONG Londrina Pazeando e atual presidente do COMPAZ.

Por Tatiana de Oliveira
Comunicadora da Rede de Desenvolvimento Local
Londrina PR

Follow by Email
RSS