Nos últimos meses, o número de assaltos e furtos na região oeste vem preocupando os londrinenses. Moradores dos jardins Bancários, Campo Belo e Parque Alvorada queixam-se com freqüência da falta de policiamento na região.
O Serviço Social da Indústria (SESI), localizado no Jardim Bancários, aumentou o números de vigias. Vários funcionários continuaram a ter seus carros expostos a arrombamentos e furtos.
A Rede de Desenvolvimento Local, iniciativa desenvolvida pelo sistema FIEP/SESI, está à procura de alternativas para melhorar a segurança da região junto aos moradores. O programa teve início em Curitiba e atualmente atende vários bairros de Londrina. Cada região conta com um agente de desenvolvimento local que auxilia a população a população na articulação de idéias e ações que desenvolvam a localidade em que vivem.
Uma das ações no Jardim Bancários foi a realização da primeira reunião de formação de núcleo da Rede de Desenvolvimento, no fim de junho. O encontro iniciou uma comunicação mais efetiva entre os vizinhos. Moradores do bairro, policiais militares da patrulha escolar, diretores dos colégios Maristas e Gabriel Martins, e a equipe de jornalismo da RPC TV Coroados de Londrina estiveram presentes na reunião.
A meta, agora, é colocar em prática as possíveis soluções apontadas durante o encontro.
Por Yara Thalita Braga – Comunicadora da Rede de Desenvolvimento Colaboração de Leonardo Okuyama – Agente de Desenvolvimento LocalFIEP/SESI Londrina