No sábado, dia 11 de setembro os moradores do Jardim João Turquino, localizado na região Oeste A de Londrina, discutiram assuntos relacionados ao bairro. Juntamente com a Agente de Desenvolvimento Local, Karen Did, os moradores deram início ao quinto passo da metodologia, o Plano Participativo. Os assuntos abordados foram os relacionados à saúde, infraestrutura e educação.
Durante a reunião os moradores se dividiram em grupos e se propuseram a discutir estes assuntos. Porém, o tempo não foi o suficiente para que fossem planejados os sete sonhos a serem realizados, pois ainda há assuntos importantes a serem abordados.
A população ainda tem como sonhos, ações relacionadas ao meio ambiente, geração de emprego e renda, esporte, cultura e lazer. Para que estes assuntos sejam explorados, foi marcada uma nova reunião, no dia 18 (sábado), à 18h na capela do Jardim João Turquino.
O Plano Participativo é elaborado na forma de um mapa do caminho para o futuro onde os marcos de referência são as realizações para superação dos obstáculos e para o aproveitamento das oportunidades, baseadas, fundamentalmente, na utilização dos próprios ativos (na capacidade interna de investir nesses ativos e na capacidade de atrair investimentos externos). A Rede é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Serviço Social da Indústria (SESI).
Por Michele Borges
Comunicadora da Rede de Desenvolvimento Local
Londrina PR