Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Neste domingo (24), a partir das 9h da manhã, no Lago Igapó II, Londrina realiza o 15° Abraço no Lago Pela Paz. O tradicional evento faz parte da programação da 23ª Semana Municipal da Paz, que vai ocorrer entre os dias 22 e 30 de setembro.
Promovido pelo Conselho Municipal da Cultura da Paz (Compaz) e pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando, o Abraço pela Paz tem como objetivo promover a cultura de paz na sociedade e valores como respeito, tolerância e empatia. Neste ano, a meta é reunir 3 mil pessoas no ato.
De acordo com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, o Abraço no Lago é um movimento de educação que propõe a cultura de paz. “O Abraço representa um trabalho feito há anos em relação à cultura de paz através do diálogo”, ressaltou.
O evento é aberto ao público de todas as idades, e são convidados a participar qualquer pessoa que deseje manifestar sentimentos de harmonia e não-violência para Londrina e região. O Abraço pela Paz é, também, uma oportunidade de refletir sobre a necessidade de um planeta mais sustentável.
Da Prefeitura de Londrina, está confirmada a participação das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM), Saúde (SMS), e de Educação (SME).
Programação – Este ano, mais de 60 entidades fizeram inscrições para o Abraço. Dentre elas, escolas, empresas, associações, grupos musicais, corais, artísticos, que irão se apresentar de forma simultânea em diferentes espaços do Lago Igapó. Domingo (24), as apresentações desses grupos está prevista para ocorrer às 9h30 até às 10h.
A partir das 10h, o público presente poderá se posicionar no entorno do lago e dar as mãos, a fim de pactuar um acordo de paz em um compromisso coletivo para vivenciar as relações sociais com mais tolerância. Às 10h30 inicia-se a caminhada do Compaz com bandeiras, que segue até às 11h.
23° Semana Municipal da Paz – Instituída pela Lei Municipal nº 8.437 de 2001, a Semana Municipal da Paz visa reafirmar as ações em prol da construção de uma cultura de paz e não-violência em Londrina.
A programação inicia na sexta-feira (22), com a primeira reunião da Governança da Justiça Restaurativa. O encontro será realizado na Secretaria Municipal de Educação (SME) das 8h às 11h e a confirmação deve ser feita por meio de formulário online.
No sábado (23), será realizado, das 8h às 16h, o maior evento de urbanismo tático do Paraná, o Higienópolis Aberta. Na ocasião, pedestres, ciclistas, skatistas, fit dance e patinadores poderão se apropriar do espaço público na área central da cidade, criando relações de placemaking. No mesmo dia, a comunidade londrinense poderá, ainda, desfrutar de uma programação musical definida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a fim de celebrar o Dia Mundial Sem Carro.
Domingo (24), a partir das 9h, a comunidade de Londrina está convidada a manifestar sua paz livremente no tradicional evento 15° Abraço no Lago Pela Paz.
Na segunda-feira (25), será apresentada a nova edição do livro Londrina Pazeando 2023. O livro, composto por uma coletânea de textos e desenhos, contempla produções de alunos da rede básica, municipal, estadual e privada de ensino. O tema deste ano é “Como o Pensamento dos Pacifistas como Gandhi, Malala e outros, contribuem com a AGENDA 2030 e o ODS”.
Já na terça (26), está previsto o 16º Fórum de Educação para Paz. O evento será feito de forma virtual e ao vivo no canal Pazeando Palestras e conta com a participação da advogada e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, que compõe a equipe de trabalho da professora doutora Telma Vinha, que fez uma pesquisa sobre os ataques nas escolas no Brasil nos últimos 20 anos.
Mais informações e detalhes sobre os próximos eventos podem ser conferidas no site do Londrina Pazeando
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.