Núcleo de Estudos da Paz / Londrina é realidade!

Nesta manhã 18/11, o Núcleo de Estudos da Paz foi oficialmente criado com o acolhimento ao Manifesto de mais de 15 organizações da sociedade civil ao Conselho Municipal de Cultura de Paz – COMPAZ.

Veja aqui vídeo e os documentos e una-se ao grupo:

Conselho Municipal da Cultura de Paz de Londrina – COMPAZ A/c Maria Aparecida Prandini Pereira Presidente do COMPAZ Manifestamos através deste protocolo a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina. Sabemos que paz não pode ser apenas uma garantia constitucional, deve ser um movimento consciente de ressignificação de paradigma. A paz não deve ser entendida apenas como atos não-violentos, mas a busca pacífica para a resolução de conflitos sociais. O ensino é a ferramenta capaz de abrir novas possibilidades a fim de formar uma geração de pacifistas, que saibam dialogar, cooperar, argumentar e promover a cultura de paz. Cultura esta que exige a dinâmica da cooperação planejada e o movimento constante de acesso à justiça. Pelos argumentos e intenções aqui expostos, gostaríamos de registrar e contar com apoio e presença deste Conselho na implantação do NEP Londrina, que se assim for aceito, nasce hoje, aos 18 dias de novembro de 2020, dentro da 3° Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina. Assinam este protocolo, com a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina, as seguintes instituições:

1. Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando, 2. Unicesumar Londrina, 3. Secretaria Municipal de Educação, 4. Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 2a.Região – SP/PR, 5. Associação Portal da Luz de Londrina, 6. Nós do Poder Rosa, 7. Faculdade Pitágoras Londrina, 8. PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina, 9. Núcleo de Educação para a Paz – Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG) 10. Clube Aventureiros do Amanhecer 11. BPW Londrina Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais. 12. Mitra Arquidiocesana de Londrina 13. Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela 14. Coletivo Black Divas 15. Instituto de Ensino Superior de Londrina S/S Ltda – INESUL.

Respondendo e oficializando:

“Eu Maria Aparecida Prandini Pereira, enquanto presidente do COMPAZ, juntamente com os demais membros deste Conselho, recebemos com grande alegria este protocolo de intenções para a constituição do Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina. É o momento certo para que a sociedade londrinense receba este núcleo e todos os trabalhos por ele a serem elaborados a partir desta data. Contem com nosso apoio e participação, para juntos construirmos uma Cultura de Paz e não Violência em todos os espaços. Vamos dar materialidade para a Cultura de Paz, Londrina e o Mundo merecem.”

Primeira reunião de trabalho em 27/11, 08h30m, com pauta preliminar sobre as áreas de estudos propostas para o NEP Londrina:

1- Pedagogia de Valores Humanos – ressignificar valores.

2- Pedagogia dos Direitos Humanos – Os bens materiais e imateriais da dignidade humana

3- Pedagogia da Conflitologia – mediação, diálogo, comunicação não-violenta – o conflito como elemento pedagógico

4- Pedagogia da Ecoformação – meio ambiente, ambiente inteiro, ODS sustentabilidade, agenda 2030.

5- Pedagogia da Vivencia e Convivência – dinâmicas de grupo com ênfase na ludicidade, corporeidade, sensibilidade, reflexões.

Venha junto! O novo NEP / Londrina está aberto à adesões!

Follow by Email
RSS