Em funcionamento há cinco anos, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Faculdade Pitágoras é um órgão obrigatório para todos os cursos de Direito do país, exigência feita pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos entram no projeto a partir da metade do terceiro ano desenvolvendo atividades específicas até o último período, como o atendimento à população carente. O supervisor do Núcleo de Prática Jurídica, professor Carlos José Fragoso, detalhou algumas medidas que os participantes do projeto executam. “Atendemos a comunidade carente prestando o serviço de advocacia e a parte processual, além da orientação jurídica, tudo isso feito pelos alunos do último ano. Os estudantes de outros períodos têm apenas as aulas práticas”, comentou.
A professora de estágio simulado do núcleo, Tânia Pitsilos, explicou como é o funcionamento da semana do tribunal do júri. “Temos todos os componentes reais de uma sessão jurídica, como o oficial de justiça, os advogados e o juiz, dentre outros. É uma oportunidade para o aluno vivenciar sua futura profissão de maneira prática, o que representa um grande incentivo para eles”, disse a professora.
O Núcleo de Prática Jurídica funciona na Faculdade Pitágoras, de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 11h30.