Salão de festas no Heimtal já tem projeto de reforma

Comunidade realizará o sonho de reformar o salão da Capela (Por Maurício Paniza)
Na última sexta-feira, dia 14, os moradores do Heimtal foram presenteados com o projeto de reforma do salão de festas da Capela São Miguel Arcanjo, realizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa veio em boa hora, já que o salão de festas é antigo e necessita de uma reforma geral.
Para Adriana Maria Gomes, moradora do Heimtal há quatro anos, o projeto de reforma é motivo de alegria. “Estou muito feliz! A população daqui tentava esse projeto há muito tempo”, afirmou.
A reforma do salão de festas é um sonho antigo, já que a atual estrutura traz muitos transtornos, principalmente quando chove. Segundo Luzia Sória, moradora há quase três décadas, a melhora permitiria ampliar o número de participantes das festas, que por questões de segurança precisam ter o público reduzido, devido à falta de suporte da atual construção.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Heimtal, Roberto Machado, o projeto de reforma já tinha sido prometido por um político, o que não aconteceu. Outro político chegou a entregar um projeto aos moradores, mas ele não continha as especificações técnicas necessárias para a liberação do dinheiro junto ao poder público.
Inconformado com a situação, Roberto contatou a articuladora da Rede de Desenvolvimento Local Gyslane Syllos, que indicou o Escritório Modelo da UEL. Com isso, Roberto procurou a entidade e expôs a necessidade do projeto para o distrito. “Foi lá na FIEP que tudo começou”, compartilhou.
A estudante do 4° ano de Arquitetura e estagiária do Escritório Modelo Francine Vaz Soares participou do projeto e afirmou que é gratificante ver a arquitetura inserida na vida dos moradores, já que cada um põe um pouco do seu sonho no papel. “É muito rico pra gente ajudar a recuperar o patrimônio histórico da cidade. Eu quero muito que dê certo e a expectativa é muito grande”, finalizou.
O projeto ainda deverá passar por algumas revisões, mas os moradores do Heimtal estão muito felizes com o acontecimento. Embora ainda não haja recursos financeiros liberados para executar a reforma, ter um projeto bem estruturado já é um grande passo.

Por Maurício Donavan Rodrigues Paniza
Comunicador da Rede de Desenvolvimento Local
Londrina – Paraná

Follow by Email
RSS