No dia 27 de maio, a Agente de Desenvolvimento Local Angela Xavier contou com a presença de aproximadamente vinte pessoas na primeira Reunião de Formação de Núcleo da Vila Casoni, realizada no auditório da Escola Estadual Willie Davids. Entre os participantes, estava a moradora Eliete: “Parabéns a vocês todos por realizarem este lindo trabalho, o mundo precisa de mais iniciativas como essa”, desabafa ela, com os olhos cheios d’água.
O número de pessoas presentes surpreendeu a agente: “As minhas expectativas foram superadas em dois sentidos. Primeiro pelo fato de que a maioria das pessoas convidadas não compareceu, mas acho que é um incidente normal. Em segundo porque encontrei pessoas, ainda que poucas, com uma vontade imensa de participar e ver a comunidade se desenvolvendo”, e segundo Ângela, Eliete foi uma peça-chave para que a reunião se tornasse mais satisfatória e motivadora.
Durante o início da reunião, foi transmitido um vídeo com depoimento do Diretor Auxiliar Alexandre Orsi do colégio Willie Davids; do Padre Janio, da Paróquia Nossa Senhora da Paz; da Dona Emília e da Dona Cida, que apontaram os principais problemas que a Vila enfrenta hoje em dia: a violência, as drogas e, sobretudo, a desunião dos moradores.
Benedita, esposa do presidente do bairro Reinaldo, levantou a questão sobre o descaso das pessoas que hoje em dia pouco se preocupam com o próximo. Já Juliana, estudante do colégio, pensa diferente: “Conheço uma senhora que realiza um trabalho beneficente, fabricando bolsas de latinha”, comprovando que há pessoas com boa vontade, mas o que falta é a mobilização da população. A Agente Ângela ainda relembrou um caso de união de moradores em Curitiba, que compraram sirenes e instalaram em todas as casas de uma rua, como forma de prevenção a assaltos.
“Tenho a certeza de que o projeto na Vila Casoni será um sucesso, ainda que o núcleo conte com poucas pessoas. No entanto, essas poucas demonstraram uma pró-atividade incrível, e isso é o que realmente importa para que o bairro venha a ser o melhor lugar para se viver”, afirmou Ângela.
Tudo indica que o Projeto na Casoni fará a diferença na vida de muitos moradores, e consequentemente, de Londrina inteira!
Por Bruna Gabrielle
Comunicadora da Rede de Desenvolvimento Local
Londrina PR