Projeto Teares da Alegria
O projeto Teares Alegria tem um trabalho de pesquisa de materiais que podem ser utilizados na confecção de seus produtos. Fios e linhas industrializados dividem espaço com fibras naturais, como sisal, bananeira, taboa e bambu. Outro diferencial da produção do grupo é o uso de pigmentos naturais para tingir os fios.
Um grupo de mulheres do Distrito do Espírito Santo, zona rural de Londrina, está produzindo moda a partir da confecção de diversos acessórios em teares. Elas integram o Projeto Teares Alegria, que desenvolve oficinas de artesanato para crianças e adultos. A atividade garante uma fonte de renda extra para as mulheres.
Utilizando técnicas milenares, as integrantes do grupo produzem cachecóis, xales, bolsas, bijuterias.Desenvolvido dentro da Associação Cometa Alegria, o Projeto Teares Alegria é divido em duas frentes. Em uma delas, o projeto desenvolve a atividades educacionais por meio do ensino de técnicas de artesanato e de dança para crianças do Distrito do Espírito Santo.
As atividades acontecem na casa-sede do projeto, que conta com o patrocínio da Eletrosul, por meio do Programa de Apoio a Projetos Sociais. Com esta parceria, o Cometa Alegria inaugurou uma biblioteca comunitária, iniciou atividades de ginástica para as mulheres, oficina de marcenaria artesanal, além de infra-estrutura com computador, loja e manutenção de pessoal.