Cidadania
ALUNOS DO COLÉGIO SESI DESENVOLVEM PROJETOS EM PROL DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO
Cerca de 900 alunos das unidades do Colégio na região Norte participaram nesta quinta-feira (1 de julho de 2010) de Círculos de Diálogo, em Londrina e Arapongas. Eles estão sendo preparados para atuar junto a estudantes de escolas públicas
Desenvolver ações práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e disseminar o tema nas escolas públicas são os desafios assumidos por cerca de 900 alunos do Colégio Sesi da unidades do Norte do Paraná. Eles participaram dos Círculos de Diálogo, promovidos pelo Movimento Nós Podemos Paraná, nesta quinta-feira (1º), em Londrina e Arapongas.
“Estamos fazendo esses encontros porque acreditamos que o mundo precisa ser reeducado. Jovens podem ter um papel estratégico nas mudanças necessárias”, afirmou o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que participou dos encontros.
Rocha Loures destacou que a mudança começa dentro de nós, com trabalho em equipe e mobilização. “Nosso convite é que vocês jovens procurem convidar outros jovens para se engajarem nos ODM”.
Para a diretora do Colégio Sesi Londrina, Mari Clair Muro Nascimento, esta atividade vem contribuir com o trabalho que já é desenvolvido na escola. “Vemos que os alunos querem aprender e fazer a diferença. Eles só precisam de um incentivo inicial. É isso que estamos fazendo”, disse.
Em Bandeirantes, os alunos já desenvolvem atividades com a temática dos ODM há cinco anos. “A partir do 2º semestre, os alunos começam a visitar as demais escolas do município para levar a experiência e motivar os jovens a desenvolver ações com a comunidade”, explicou Kelen Juliana, diretora do Colégio Sesi Bandeirantes.
A diretora do Colégio Sesi Apucarana, Marlene Mariotto Gaspar, acredita que os Círculos de Diálogo ampliam o foco dos alunos e dão suporte para que eles atuem melhor na comunidade. Já a diretora do Colégio de Rolândia, Seili de Campos Silva, destaca que esta é uma oportunidade para que os jovens despertem para as causas sociais.
Em Assaí, os alunos estão bem envolvidos nas atividades do Movimento Nós Podemos Paraná. Eles participam das discussões e já têm propostas para o desenvolvimento do município. “Eles acreditam que o desenvolvimento de Assaí parte deles. Eles estão muito motivados”, disse a diretora Cibele Tagawa Ávila. Situação semelhante acontece em Arapongas. “Os alunos estão muito motivados e com muita vontade de participar. É muito bom ver o engajamento e a felicidade deles quando uma ação proposta vira um projeto”, afirmou Adriana Nery, diretora do Colégio Sesi Arapongas.
Jovens em ação
– “Somos o futuro da nação. Se não começarmos a cuidar do planeta agora, como será a vida dos nossos filhos”, questionou a aluna Natália Pilati Teixeira, de Assaí. Para o estudante Wellington Braga Valentin, de Ibiporã, é importante que os jovens participem mais da sociedade. “Cada vez mais o mundo evolui e, se não evoluirmos e tomarmos uma posição sustentavel, ficaremos para trás”.
A estudante Amanda Fornelli Guimarães, do Colégio Sesi Londrina, não conhecia os Objetivos do Milênio antes de entrar no Colégio Sesi. “Eles estão preparando a gente para o futuro, para que possamos melhorar a realidade”, disse.