Sistema Fiep e Prefeitura de Londrina vão implantar Indústrias do Conhecimento

Educação e Cidadania

Sistema Fiep e Prefeitura de Londrina vão implantar Indústrias do Conhecimento

O convenio foi assinado nesta quinta-feira. “Mulheres Inventando Moda” é o outro projeto que será implantado na cidade, pelo Sesi e o Senai Paraná e a prefeitura de Londrina

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, firmaram nesta quinta-feira (1º), dois convênios para implantação de programas da entidade no município. Um deles vai garantir bibliotecas “Indústria do Conhecimento” em cinco escolas municipais. A “Indústria do Conhecimento” é um espaço onde os trabalhadores das indústrias, estudantes, professores e a comunidade têm acesso a livros, mídia eletrônica e computador com acesso a internet. A instalação em Londrina é uma parceria entre o Sesi Paraná, que desenvolve o programa e a prefeitura da cidade.

O outro convênio, assinado na mesma ocasião, é para implantação do projeto “Mulheres inventando moda”. Trata-se de um projeto com foco na formação cidadã e nas questões de equidade de gênero, saúde preventiva e empreendedorismo e, além disso, com qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. O projeto será desenvolvido por uma parceria do Sesi-PR e o Senai-PR com a prefeitura de Londrina.

“É uma contribuição inestimável do Sistema Fiep para com Londrina”, disse o prefeito Barbosa Neto. “Essas iniciativas significam resgate da cidadania, um grande estimulo para as pessoas”, afirmou. Segundo, as bibliotecas Indústria do Conhecimento vão ajudar a transformar a cidade.

Além das unidades para as cinco escolas, já incluídas na parceria, Rocha Loures anunciou na solenidade a instalação de bibliotecas Industria do Conhecimento também nos distritos de Londrina. “A parceria entre o Sistema Fiep e a prefeitura de Londrina para a instalação da Industria do Conhecimento cria um espaço de interação, que proporciona a multiplicação do conhecimento e preparação das crianças”, disse Rocha Loures.

Ele lembrou que Londrina é também a primeira cidade a implantar o projeto “Mulheres Inventando Moda”, que será desenvolvido em parceria do Sesi Paraná, o Senai Paraná e a prefeitura. “Estamos fazendo primeiro aqui porque encontramos um grande interesse do prefeito Barbosa Neto. Tenho certeza de que, daqui, a experiência vai se irradiar para a região”, disse Rocha Loures. “Somos muitos voltados para a questão de importância estratégica de construirmos espaços para que as mulheres possam dar uma contribuição ainda maior pára a comunidade”, enfatizou.

O presidente do Sistema Fiep lembrou que o Sistema Fiep, junto com a prefeitura e entidades do setor produtivo, já articula o projeto “Londrina 2030”, ferramenta que auxilia atores locais a apontarem as ações prioritárias para melhorar a qualidade de vida e impulsionar a inovação.

“Dentro do escopo das cidades inovadoras, estamos procurando construir uma estratégia, visando alcançar o bem estar de todos. Isso requer um novo conceito de cidades, apropriado para os novos tempos. Londrina tem todas as condições para ser o espaço de bem estar em que a harmonia entre seus cidadãos e entre os homens e a natureza”, afirmou o presidente.

Livros e internet – O Paraná já possui 10 unidades instaladas da biblioteca Indústria do Conhecimento. O projeto prevê a implantação de 45 unidades no Estado. Pela parceria, o Sesi Paraná constrói a estrutura física, que tem a forma de um livro aberto, e doa o acervo de 1.300 livros, mídia eletrônica e os computadores com acesso a internet, além de oferecer treinamento para o pessoal que fará o atendimento. A Prefeitura entra com o terreno, com o pessoal para atendimento e a manutenção do equipamento.

As escolas municipais que vão receber a Indústria do Conhecimento são: Maria Irene Vicentini Theodoro e Prof. José Gasparini, na região norte; Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves e Prof. Mari Carrera Bueno, na região oeste; e Joaquim Vicente de Castro, na região leste. De acordo com informações da Secretaria de Educação, os funcionários que vão trabalhar nos módulos serão remanejados da própria secretaria.

Formação cidadã – Segundo a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, o projeto “Mulheres Inventando Moda” irá contribuir para com a  autonomia das mulheres, com formação cidadã, e promovendo a equidade de gêneros. “A idéia é adequar o projeto às necessidades das comunidades. Ainda estamos definindo os locais de implantação do programa, o cronograma e os conteúdos, mas pretendemos finalizar esta estruturação e começar a mobilizar as participantes ao longo do mês de julho”, esclareceu a secretária.

Participaram da solenidade de assinatura dos convênios o diretor regional do Senai- PR, João Barreto Lopes; o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e o gerente da regional Norte do Sesi/Senai, Almir Schenfeld.

Follow by Email
RSS