O Natal é considerado uma das datas mais comemoradas em todo mundo. No dia 24 de dezembro, as pessoas se unem para celebrar o nascimento de Jesus, e na virada da noite, ceiam junto de toda a família, enfeitam a casa e distribuem presentes.
Em Londrina, não poderia ser diferente. Além dessa comemoração, os espaços públicos da cidade são enfeitados de uma maneira sustentável e bela: com garrafas pet.
O programa “Natal do Amor” é realizado graças ao esforço e união de diversos setores da comunidade londrinense: entidades da sociedade civil, órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos.
Todos são convidados a participar por meio de doações de garrafas pet, de qualquer tamanho e cor, que são utilizadas na confecção da decoração natalina.
“O pessoal se motiva e ao mesmo tempo ajuda ao meio ambiente. A cada bairro que vou vejo as pessoas mais motivadas para enfeitar os lugares onde moram, afirmou Silvio Proni.
As oficinas têm acontecido em 12 bairros de Londrina.Segundo Kimiko, o apoio de empresas e associações é fundamental. “O apoio da FIEP é muito útil para o projeto, já que é a própria federação quem está levando o Natal do Amor para praticamente todos os bairros de Londrina através da Rede de Desenvolvimento Local”, afirmou.
A primeira oficina, após a parceria, aconteceu no dia 22 de junho no Parque Ouro Verde. No evento, os participantes aprenderam a confeccionar enfeites feitos com garrafa pet, que serão utilizados na decoração de Natal da cidade de Londrina. A agente de desenvolvimento local Adriana Ridão se surpreendeu com a articulação dos moradores, pois cerca de 40 mulheres compareceram na oficina.
No dia 7 de julho, aconteceu a primeira oficina no Jardim do Sol. “O projeto vai embelezar a cidade e a nossa casa”, contou a moradora Marli Guerra. Já no dia 08, foi a vez do distrito de Guaravera. De acordo com a comunicadora Camila de Oliveira a tarde foi muito animada e a coordenadora Kimiko, que iniciou a oficina com orações, ressaltando a importância do nascimento de Jesus. Também ensinou aos presentes as condições necessárias para a utilização das garrafas pets na confecção das flores, além das técnicas de montagem dos enfeites.
O Centro de Londrina recebeu a primeira oficina no dia 09 de julho e posteriormente, dia 12, foi realizada para os moradores do Jardim Inglaterra. Kimiko elogiou a infra-estrutura do salão e o evento contou com a participação de aproximadamente 30 mulheres. Os participantes do jardim Maringá conheceram a primeira etapa do processo de produção das flores natalinas no dia 22 de julho e a moradora Iris dos Santos ficou bastante animada. “Pretendo passar o que aprendi para frente”, afirmou.
No dia 23 de julho, o Heimtal recebeu os trabalhos do Natal do Amor, e segundo Rafaela Galvão, agente de desenvolvimento local, as mulheres demonstraram muito interesse durante o evento, e estão dispostas para repartir o que aprenderam com suas amigas.
No dia 27 de julho, a companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ofereceu um local dentro da própria empresa para a confecção e organização das garrafas pets que são usadas como parte dos enfeites natalinos.
No Conjunto Novo Amparo, a reunião aconteceu dia 28 de julho na casa da senhora Inês Soares, moradora do bairro e participante do Comitê de Articulação da Rede. A oficina seguiu de maneira descontraída e produtiva, rendendo aos moradores um grande número de flores confeccionadas.
Nos próximos dias, os bairros: Vila Portuguesa, Farid Libos, São Lourenço, Vila Yara e Bandeirantes serão contemplados com as oficinas. No Jardim Petrópolis, as oficinas já acontecem todos os sábados.
Por Yara Talita Braga
Comunicadora Rede de Desenvolvimento Local
Londrina PR