Por Silvia Costa
(Silvia esteve em Londrina em 2008 participando do 1° Fórum Estadual de Educação para Paz – Mídia de Paz)
ONG MOBILIZA PARA A CULTURA DE PAZ
A população reclama e protesta indignada com a violência e com o clima de agressão que se alastra na vida cotidiana e se espalha aos quatro ventos pela mídia. A tensão cresce e nem os sofisticados artefatos e mecanismos de segurança resolvem o problema. Consciente disso e da necessidade de se fazer algo de forma coletiva e estrutural, a Associação de Apoio Socioambiental Angakira (Alma Verde) iniciou o programa de Cultura de Paz – GUAXUPAZ em nossa cidade.
Desta forma, Guaxupé se alinha a outras organizações do país e do mundo, que reconhecem a Cultura de Paz como uma questão de sobrevivência e qualidade de vida, como uma forma de preparar a nova geração pelo paradigma da resolução pacífica de conflitos e não-violência.
“Os meios de comunicação dão ampla divulgação aos episódios de violência, escândalos, corrupções. Porém, não estão percebendo e divulgando o fato de que cresce mundialmente o interesse e empenho na luta pela paz”, afirma Sílvia Costa, da equipe do Guaxupaz. Segundo ela, essa luta não é só contra a violência física, mas também contra outras formas menos perceptíveis como a injustiça social, a miséria, a discriminação, a exclusão social, a corrupção, a agressão ao meio ambiente, enfim, todas as distorções que geram desequilíbrio e prejudicam a harmonização do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente.
Proposta é bem recebida
“Embora o movimento guaxupeano esteja em fase inicial, já dá para constatar a boa receptividade, onde a proposta é apresentada”, declara o presidente da Angakira, José Antonio Lofrano. Já foram feitos diversos contatos na área pública, educacional e empresarial e, segundo ele, a equipe da Angakira espera sensibilizar, gradualmente, todos os segmentos da sociedade para esta causa.
A ONG Angakira atua como articuladora entre os diversos setores da sociedade, a fim de que se forme o programa coletivo da cidade.
O movimento de Guaxupé tem sido bem recebido, também, por outras organizações do país. A atuação de Sílvia Costa na Cultura de Paz, desde a sua introdução no Brasil, na década de 90, facilita o intercâmbio com outros programas de Cultura de Paz em desenvolvimento no Brasil, captando e trocando experiências bem sucedidas.
Faça a sua parte
A equipe do GUAXUPAZ convida a todos os interessados: pessoas físicas e jurídicas; associações; lideranças públicas, civis, militares, religiosas; comunicadores; educadores; profissionais do comércio e indústria; gestoras do lar; artistas; jovens; idosos para se unirem neste movimento por uma vida mais justa e pacífica.
A equipe se dispõe a prestar mais esclarecimentos e apresentar subsídios específicos para cada área: educação, empresas, infância, juventude, promoção social, conselhos municipais de direitos entre outros.
Contato pelo e-mail ongangakira@gmail.com
Telefones: 3551-1420 e 8875-1766(Sílvia)/3551-1364 (Lofrano)/9152-5668 (Mila)