O primeiro Pacto da Rede de Desenvolvimento Local de Londrina em 2010 foi realizado no dia 25 de outubro no Parque Ouro Verde, e reuniu cerca de 320 pessoas. O evento, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Glória, foi prestigiado por moradores do bairro, integrantes do sistema FIEP e gestores públicos, inclusive o prefeito de Londrina Homero Barbosa Neto. O Pacto é o sétimo passo da metodologia de indução do desenvolvimento e representa a formalização dos compromissos assumidos pela Agenda Local de desenvolvimento do bairro.
A abertura da festividade foi feita pelo padre Ozanilton Abreu, que conduziu a oração do “Pai Nosso”, como forma de agradecimento pelas mudanças positivas que a Rede de Desenvolvimento Local promoveu no Parque Ouro Verde. Em seguida, o prefeito Barbosa Neto também elogiou o trabalho realizado pela Rede e assinou um documento solicitando uma concessão de uso da paróquia por 20 anos de um espaço para centro comunitário.
Em seguida, a supervisora na região norte Leila Sakowski falou sobre a atuação dos agentes de desenvolvimento local e apresentou a nova agente do Parque Ouro Verde, Rafaela Galvão, substituta de Adriana Ridão, que conduzia a Rede no bairro desde o seu início, no mês de abril. Após a fala de Leila, a agente apresentou os oito passos da metodologia de indução do desenvolvimento aos moradores que ainda não conheciam a atuação da Rede.
A articuladora da Rede em Londrina Gislane Syllos enalteceu a realização do primeiro Pacto de 2010 e parabenizou o Parque Ouro Verde pela pró atividade. “É um sucesso o desenvolvimento local do bairro”, elogiou. Em seguida, Rafaela conduziu um momento de homenagens aos integrantes do Núcleo de Articulação. “Essas pessoas fizeram o projeto acontecer no bairro”, compartilhou.
Ações
O Pacto foi uma excelente oportunidade para os moradores conheceram a Agenda Local, com ações de desenvolvimento que estão sendo realizadas no bairro. Recentemente, os integrantes do Núcleo de articulação realizaram uma ação de conscientização ambiental e deram início a um trabalho de apoio às gestantes do bairro. A moradora Geraldina da Silva elogiou a iniciativa. “É bom e vai melhorar o bairro. Para conseguirmos as coisas, temos que batalhar mesmo”, afirmou.
Perfeito é a palavra que expressa os resultados do Pacto para Ademir Roberto Soares, integrante do Núcleo. Para ele, a partir de agora mais gente conheceu a Rede e a com isso, mais pessoas contribuirão com as ações de desenvolvimento local. “Depois do Pacto, já vieram oferecer ajuda e mão-de-obra”, afirmou.
Ao final do Pacto, a sensação de todos integrantes dessa Rede no Parque Ouro Verde era que isso foi só o começo de um grande desenvolvimento que acontecerá na localidade. “O evento foi um sucesso e os moradores se interessaram pela Rede, principalmente pela quantidade de pessoas que estavam presentes e ficaram até o fim do evento”, afirmou Caroline Sampaio, que também é integrante do núcleo de articulação. Assim como Soares, Caroline também recebeu propostas de ajuda dos moradores para as ações da Agenda Local. O foco a partir de agora, será dar continuidade a essas ações.
Por Maurício Paniza