CNJ premia Projeto de Londrina: em 2022 mais um primeiro lugar, pelo Conselho Nacional de Justiça!

Luis Claudio Galhardi – 17/08/2022

Prêmio Prioridade Absoluta: Na categoria Juiz, venceu a magistrada Cláudia Catafesta, da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina/PR, que desenvolve o projeto “CORRE em Família”, lançado em 2020. A ação utiliza círculos de diálogo da Justiça Restaurativa, ajudando famílias em situação de desproteção social.  A segunda colocação ficou com a iniciativa “NAP: Núcleo de Avaliação Psicológica”, desenvolvido pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de São José do Rio Preto/SP, Evandro Pelarin; e a terceira com o projeto “Protocolo para a Realização de Audiências por Videoconferência na Área Infracional”, trabalho do magistrado Raul Khairallah de Oliveira Silva, do Tribunal do Justiça de São Paulo. O Prêmio será entregue em Brasília no dia 31 de agosto de 2022.

Veja, de forma bem detalhada todas as categorias do prêmio 2022 em  https://abraminj.org.br/divulgado-resultado-final-do-premio-prioridade-absoluta-2022/

Em 2021 o CENSE ganhou o primeiro e segundo lugar em Prêmio Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Prêmio Prioridade Absoluta.

1° Clube de Leitura: práticas de leitura e ação reflexiva com adolescentes privados de liberdade.

2° Se liga RAPaz – O RAP ao “pé da letra” enquanto instrumento de reflexão e voz aos adolescentes privados de liberdade.

VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/inedito-londrina-ganha-o-primeiro-e-segundo-lugar-em-premio-nacional/

O Programa CORRE em Família – COmpanheirismo, Ressignificação, Respeito e Empatia – trabalha com as famílias atendidas no Conselho Tutelar. Utilizando a metodologia doas círculos de diálogos, proporciona momentos de reflexão em comunidade, acolhendo e fortalecendo as famílias, diante de tantas fragilidades vivenciadas. Proporciona momentos de escuta ativa com responsáveis e adolescentes, buscando ressignificar suas vidas. Outra ação do programa é a criação de fluxo, entre a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, para comunicação de desproteções sociais verificadas pela polícia em relação a crianças e adolescentes, pela compreensão de que a atuação preventiva, integral, intersetorial e sistêmica é uma tarefa de todos os integrantes do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes. Para execução das ações do CORRE em Família, diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos e Vara da Infância e Juventude de Londrina se uniram para fortalecer a rede de atendimento:

-Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina
-Vara da Infância e Juventude de Londrina
-Ministério Público
-Defensoria Pública
-Polícia Militar
-Conselho Tutelar de Londrina
-Secretaria Municipal de Educação
-COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz
-OSC Londrina Pazeando
-Rede de Serviços entre outros parceiros.

Além dos Círculos de Diálogo, também há atividades voltadas para os adolescentes como dança, grafite, capoeira, corrida entre outras coisas, que os atraem e permitem, de fato, vinculá-los à construção de um projeto de vida.
Veja o vídeo de lançamento do Programa https://www.youtube.com/watch?v=gtQb7xIfeec

Todas estas redes estão conectadas e trabalhando com a metodologia da Justiça Restaurativa na perspectiva estratégica de uma Educação para Construção de uma Cultura de Paz em Londrina.

FONTE: http://londrinapazeando.org.br/londrina-ganha-em-2022-mais-um-primeiro-lugar-do-conselho-nacional-de-justica-cnj/

Follow by Email
RSS