E quem diz é André Trigueiro, alguém que entende muito disso!!!
“O desafio de ser um defensor da paz. Vamos pazear?” foi o tema do Papo das 9, do jornalista André Trigueiro no domingo dia 05/02, e foi – como sempre – uma aula de história e de humanidade.
Entre as ponderações sobre um tema tão desafiador, ele abriu um espaço muito especial para o Londrina Pazeando, o movimento em Londrina que há 23 anos, vem criando ações e fortalecendo laços para que uma verdadeira Cultura de Paz crie raizes na cidade e até se expanda para a região, estado, país e ao mundo: sem armas de brinquedo, Diálogos Inter-Religiosos, Justiça Restaurativa, Midia de Paz e muitas coisas mais!
Ambição demasiada? Não mesmo e agora declarada em alta voz por alguem de confiabilidade incontestável, conhecedor de muitas e muitas iniciativas em todo o mundo atraves de seu programa Cidades e Soluções, na Rede Globo.
Ser defensor da paz é mesmo um desafio e nós somos, Londrina é, veja aqui:
Nas palavras de Luis Claudio Galhardi, um pouco da emoção que é ver um trabalho de 23 anos sendo reconhecido publicamente:
“Olá, Andre, foi com grande alegria que recebi uma mensagem de uma amiga do Ministério Público, e que é uma das Protagonistas da Justiça Restaurativa em Londrina, me dizendo … “veja que importante e linda a fala do Andre Trigueiro dizendo de como Pazear”. Ele está falando AGORA, me emocionei demais.
Aqui em Londrina nós chamamos este Movimento Pela Paz e Não-Violência de Londrina Pazeando ou de “Movimento Pela Paz”. Sempre dizemos por aqui, mais uma pessoa, mais uma pessoa de uma instituição está participando do “Movimento” ou seja do “Movimento de Construção de uma Cultura de Paz”. Temos após 23 anos de história e a construção de uma Rede de “pessoas” ligadas a várias instituições de proteção social como escolas, judiciário, assistência social, conselho tutelar, ACIL, igrejas, OSCs do 3° Setor, Empresas e várias outras. É uma “frente ampla” de articulação da ideia de que é possível Educar para Paz (Campanha Global de Educacao para a Paz – Haia/Holanda 1999).
É muito bom saber que um carioca, um jornalista de expressão nacional, muito ligado ao tema ambiental principalmente, é amigo que já se conectou com a gente há anos, e que está (todos os dias – hoje é domingo) em importantes mídias sociais, descrevendo como pazeamos por aqui em Londrina, e fazendo isto como se fosse um morador daqui engajado no “movimento”. Ficou transparente como você está espiritualmente conectado com a gente aqui. Não foi uma matéria jornalística, foi um relato de alguém que conhece e quer estar junto. Falando de uma forma simplificada, com uma linguagem muito acessível, das nossas iniciativas com familiaridade; familiaridade que várias pessoas daqui, ainda não tem com o “movimento” pois não estão neste canal de sintonia. Falando de como podemos e devemos Pazear. Afinal não é “um verbo” só de Londrina, está no dicionário brasileiro, como fez questão de ler.
Valeu Andre, estamos juntos na Construção de uma Cultura de Paz e Não-Violência, em Londrina, no Rio de Janeiro, no Paraná, no Brasil e no Mundo.
Foi muito legal e apropriado ressaltar biografias alguns dos importantes pacifista, no final.
Este ano estamos relacionando o pensamento dos PACIFISTAS com a AGENDA 2030, os ODS, a sustentabilidade e cuidados com as alterações climáticas. Parabéns pelo Programa Cidade e Soluções na Globo News que assisto há muitos anos.
Site http://londrinapazeando.org.br/avatares/
Site http://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/
Um abraço grande e valoroso amigo.
Que Deus e os Amigos Espirituais continuem a te inspirar e iluminar nas suas falas.
Luis Claudio Galhardi
Gestor do Londrina Pazeando
FONTE: http://londrinapazeando.org.br/o-desafio-de-ser-um-defensor-da-paz-vamos-pazear/