Paz parece um conceito simples, relativo à ausência de conflitos, só que não é assim: é o estado natural de convivência construtiva, de crescimento das melhores oportunidades de vida em comunidade para todos!
Paz se constrói momento por momento, com escolhas, ações, atitudes.
Paz pela educação, por ações que unidas criam uma rede de conhecimento e caminho para melhor convivência real.
Pensando apenas em ausência de conflito, estamos diminuindo seu sentido de lado o melhor de usufruir da vida. Então, como agir?
Construindo!
Pazear é um verbo que indica ação: fazer a paz!

Um exemplo recente foi a conversa de Sarai Brito, responsável pela AUTIMIZAR: uma Organização da Sociedade Civil, que atua em defesa dos direitos das pessoas autistas e seus familiares, que nos conta de duas experiência no início de agosto:
“Quinta-feira passada fui convidada para promover bate papo no CREAS Oeste, com tema direcionado para famílias atípicas, cujo tema é Laços que Cuidam. A oficina de 5 encontros teve o objetivo de informar e fortalecer as famílias com filhos atípicos cuja demanda escolar envolve situações de violência escolar e social.
Usei a metodologia da justiça restaurativa e diálogos de cultura de paz para conscientizar e cultuar resultados efetivos junto à oficina.
Palestra na Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla (21-28 de agosto), no Colégio Ubedulha, zona norte, com o tema: A paz que podemos e devemos cultuar com as diferenças. “
É o trabalho incansável, atuando tanto preventivamente pelo esclarecimento como no acompanhamento diário em treinamentos e auxílio em situações específicas que constrói a educação individual para que o coletivo esteja mais seguro e integrado.
Sarai é a nova presidente do Conselho Municipal da Cultura de Paz e, como tantos outros voluntários vêm se dedicando a levar às Escolas nos vários bairros, o conhecimento sobre uma das muitas diferenças entre as pessoas que são parte da cidade de Londrina.
Londrina vêm realizando trabalho singular em construção real de um conceito que parece apenas ideal: Paz!
Falaremos adiante sobre outras ações e atividades sobre a básica e tão necessária educação para a Cultura de Paz, que deve ser natural, incorporada em nossas ações por formação sem qualquer estranhamento: Paz é Vida!
Fontes e referências:
@autimizar
www.londrinapazeando.org.br