A Boa Vida vem da Boa Alimentação
Para criarmos uma Cultura de Paz e Não-Violência, necessitamos voltarmos a ter uma conexão com o Planeta Terra.
Tudo começa com raios de luzes que vem do nosso astro maior, o SOL … ah caem do Céu, não custa nada, não é monetizado e não tem imposto sobre eles.
Sem fótons de luz não há Vida no Planeta Terra.
Como a Vida no Planeta Terra não se manifesta na individualidade, mas um sistema ecológico de trocas e interações entre Vidas no Planeta.
O genoma humano – o conjunto completo de instruções genéticas para um ser humano – é composto de 20 mil instruções denominadas genes. Mas se você juntar todos os genes de nosso microbioma chegará a um número de entre 2 milhões a 20 milhões de genes microbianos.
O conjunto de microrganismos, de vidas que incluem as bactérias, fungos, vírus e protozoários, no homem denomina- se microbioma humano. Somos “esta parceria” convivendo e vivendo juntos.
Temos na Natureza todos os Alimentos com seus Nutrientes (e parceiros) que precisamos para uma boa alimentação e consequentemente uma boa nutrição.
(*) Todos os serem humanos tem aos alimentos in natura ou minimamente processados incluem muitas variedades de grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, a água. Como vimos, alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e são adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. A aquisição de alimentos in natura é limitada a algumas variedades como frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos. E, ainda assim, é comum que mesmo esses alimentos sofram alguma alteração antes de serem adquiridos, como limpeza, remoção de partes não comestíveis e refrigeração. Outros alimentos como arroz, feijão, leite e carne são comumente adquiridos após secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento ou congelamento. (*) Guia Alimentar para a População Brasileira -Ministério da Saúde 2016
https://www.youtube.com/watch?v=x5EwVBmVk8o
Porque chegamos a este momento, que com a internet e tanta informação em nossas palmas das mãos temos tenta dúvida do que é uma boa alimentação. Porque tanta desinformação e o tempo inteiro, através de publicidades nos convidando a sermos felizes se abrimos esta ou aquela embalagem onde o melhor sabor do mundo está?
Nada tem mais sabor do que uma fruta, um legume, um arroz e um feijão com um bom e saudável tempero. Só é possível não sentir este sabor quem é treinado a alterar seu paladar e mudar em sua língua os receptores de sabor (somos extremamente adaptáveis – mesmo que não seja bom para nossa própria saúde), através de novos e artificiais sabores. Tem crianças, adolescente e adultos que “nunca beberam água”. Como isto (é) foi possível?
O Dr Drauzio Varella em uma entrevista a Rita Lobo, que explica por que comida ultraprocessada faz mal, no You Tube https://www.youtube.com/watch?v=IcBEfsYKuK0 diz “minha gente não pesquise no Google vai na fonte, no Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde.”
Nós serem humanos aprendemos em (milhões) milênios de evolução plantaria que alimento é bom e o que nós dá Vida Boa. Temos esta sabedoria “adormecida” em nossos DNAs e em nossa Alma. Toda evolução da Vida no Planeta é fantástica, é Divina, para alguns uma aleatoriedade incrivelmente e fantástica. O importante é reconhecermos isto de forma Espiritual e de Forma Científica. Sabemos que sabemos o que é bom alimento e o que não é bom alimento. Mas para aqueles que ainda duvidam de sua sabedoria milenar, então recomento a leitura do Guia Alimentar para a População Brasileira -Ministério da Saúde 2016. E para os já isto claro, incentivem os outros lerem também.
Afinal se queremos construir uma cultura de paz e de não-violência, precisamos nos reconectar ao Planeta, aos seus Alimentos, e a sua dinâmica. Não vamos nos distrair com os Smarts Fones vamos fazer deles nossos aliados neste processo de conexão.
Veja também https://londrinapazeando.org.br/cultura-de-paz-e-a-alimentacao/