PROREV atua no Bairro São Marcos

No Bairro São Marcos, próximo ao parque dasIndústrias, existe um projeto chamado PROREV (Projeto Recrutando Vidas), voltado às crianças da região. O projeto, que conta com a participação voluntária de professores, atende aproximadamente 70 pessoas, sendo em média, 40 crianças e 30 adultos.

Aos sábados durante o dia ocorrem oficinas com as crianças. São dadas aulas gratuitas de balé, violão, xadrez, teatro e inglês, e são servidos café da manhã, almoço e café da tarde. Nas sextas-feiras ocorre o reforço escolar.

Já às terças-feiras, primeiro ocorre célula de oração com as crianças, e depois com os adultos. Nessas células de oração são empregadas palavras da Bíblia, desvinculadas de religião, pois o objetivo das reuniões é estimular os participantes a terem contato com os ensinamentos de Deus. Inclusive há a participação de pessoas de várias religiões.

O projeto não está registrado como ONG ou qualquer outra nomenclatura, e há inclusive a necessidade de pagar aluguel. Contam com apoio dos comerciantes locais, das igrejas e de alguns moradores. Os materiais utilizados, produtos de limpeza, e comida são doações.

Os professores também são voluntários. Vagner Araújo, um dos responsáveis pelo projeto, conta que, por não haver dinheiro envolvido, alguns voluntários iniciam as atividades com as crianças, mas vêem que a responsabilidade é grande, e não dão seqüência à atividade.

Dona Sebastiana da Conceição Ribeiro, moradora do São Marcos e responsável pela limpeza, demonstra grande simpatia pelo PROREV. “Gosto de ajudar. Na verdade, adoro”, afirma.

O espaço físico é cedido à comunidade quando há reuniões com fins comunitários, como para o Posto de Saúde realizar reuniões com idosos. Vagner Araújo ressalta a seriedade do projeto, que visa à cidadania. “Procuramos pregar a palavra de Deus sem discriminação. Os pais estão engajados em ajudar. As pessoas realmente adoram o PROREV, todos participam”, comemora.

Por Estefânia Salmória
Comunicadora Rede de Desenvolvimento Local Fiep/Sesi
Londrina-PR

Follow by Email
RSS