Vila Nova unida rumo á realização dos sonhos

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” Através das palavras de Raul Seixas, deu-se início ao Seminário Visão de Futuro, realizado no dia 03 de agosto na Vila Nova. Assim como o trecho citado, alguns moradores não imaginavam que tantos desejos para o bairro também eram compartilhados por seus vizinhos e que juntos, poderiam transformá-los em realidade.

O seminário Visão de Futuro faz parte da metodologia da Rede de Desenvolvimento Local, uma iniciativa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e do SESI (Serviço Social da Indústria). A intenção do evento é mobilizar e integrar moradores para a articulação de uma rede de pessoas interessadas e dispostas a concretizarem os sonhos em ações que promovam o desenvolvimento local.

“Eu queria que a Rua Araguaia fosse mais limpa, com lâmpadas fortes e que também contivesse vários ipês, para florir e deixá-la mais bonita”, compartilhou Cleusa Maria. A moradora percebeu que seu sonho também era partilhado por outras pessoas, ao vê-las consentindo com a cabeça.

Esbanjando boa vontade e simpatia, os moradores tinham uma arma para enfrentar o frio e os comentários incrédulos que ouviam: canetinhas coloridas. Juntos, desenharam uma Vila Nova com praças floridas, segurança nas ruas, crianças brincando e ruas limpas.

Um novo encontro para identificar os ativos e necessidades da Vila Nova está marcado para o dia 16 de agosto, às 19h30 no Espaço Launa Festas.

A Rede

São pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem. Por meio de uma metodologia específica, composta por oito etapas, podem definir o que desejam e podem traçar um caminho para realizar os sonhos.

Nas redes, não há hierarquias e todos interagem horizontalmente como cidadãos, conscientes de que sem cooperação não existe desenvolvimento.

As Redes de Desenvolvimento Local são induzidas pelo Sistema FIEP (FIEP e SESI), mas elas não são propriedade de ninguém e constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las. Para viabilizar essa iniciativa o Sistema FIEP oferece recursos logísticos e humanos para implantar esse programa no bairro, inclusive um Agente de Desenvolvimento capacitado para servir como articulador e animador da Rede de Desenvolvimento Local.

Cada morador junto com seus familiares, amigos e vizinhos, pode fazer a diferença, sonhar com um futuro melhor para o seu bairro e a sua cidade!

 Para mais informações, acesse www.desenvolvimentolocal.org.br ou pelo telefone (43) 3379-5225.

Colocar a imaginação no papel faz parte do processo de desenvolvimento | Foto: Bruna Gabrielle
Follow by Email
RSS