Conj. Antares celebra pacto pelo desenvolvimento

Os moradores do Conjunto Antares, em Londrina, realizaram no dia 16 de novembro, na Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Antares (AMORA), o Pacto Local. Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento que integra a metodologia proposta pela Rede de Desenvolvimento Local, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), onde o intuito é formalizar os compromissos assumidos por todos os participantes na execução das ações contidas na agenda de prioridades.

A Rede de Desenvolvimento do Conjunto Antares iniciou suas atividades em abril de 2010. Desde então, os moradores trabalham como agentes de transformação do bairro, caminhando rumo ao desenvolvimento.

Abrindo as atividades da noite, a agente de desenvolvimento Amanda Ribeiro agradeceu a presença de cada participante e ressaltou a dedicação e comprometimento dos membros do Núcleo de Articulação, que ajudaram na disseminação da proposta do programa.

Em seguida, o morador Valdener Cavalcanti apresentou todos os sonhos da comunidade através da história compilada durante o Seminário Visão de Futuro. Ainda destacou a importância da participação e engajamento de todos nas reuniões, no intuito de modificar a realidade do bairro. “Depende do envolvimento de cada um. Se houver apenas uma formiguinha trabalhando não haverá desenvolvimento, mas se todos, cada um fazendo um pouquinho, em 2020, como eu sonhei, teremos um bairro com faculdades, escolas e ruas asfaltadas”, declarou.

Os moradores desenvolveram diversas ações no decorrer do ano, como a oficina do Natal do Amor, um sonho que a comunidade adotou afim de enfeitar a praça do bairro localizada na Rua Leonardo Luis de Castro. “Nós estamos engajados, mas precisamos da ajuda de todos para que esse sonho se torne realidade e para que o nosso bairro também tenha uma praça bonita e enfeitada”, revelou a moradora Maria da Conceição.

Os integrantes da Rede já realizaram várias ações (Foto: Camila Ricardo)

Além disso, mais duas ações foram realizadas: a oficina de culinária e a tarde recreativa com foco na língua inglesa. O professor que ministrou as aulas durante a tarde recreativa, Elias de Oliveira, comentou a importância dessas ações. “Muitas crianças não tem acesso a língua inglesa por não gostar. Mas muitas vezes eles não gostam devido a maneira que é transmitido para a criança. Talvez a diferença seja na didática aplicada. Eu sempre procuro maneiras alternativas de ensinar o inglês, não ficar só dentro da sala de aula e foi dessa maneira que procurei aplicar durante a tarde recreativa”.

Outras ações já foram agendadas e serão realizadas nos próximos meses. O chá para mulheres é uma delas. Durante o chá, um bingo será realizado e a esteticista Caroline Fernandes dará dicas sobre a saúde da pele e do corpo. Palestras de concientização do meio ambiente serão ministradas nas escolas do bairro e uma formação profissional com curso de cabeleireiro também estão entre as ações a serem realizadas.

Durante a formação das sonhos da comunidade, as crianças solicitaram uma ação voltada para o esporte. No intuito de atender a esta solicitação, um voluntário, Marcelo Augusto aplicará uma aula experimental sobre artes marciais.

Ainda durante a celebração, uma agência bancária, primeira a se instalar nas mediações do bairro, ressaltou a importância da segurança, tão solicitada entre a população.

A articuladora da Rede de Londrina, Gislane Syllos, destacou que o poder público está ciente sobre as necessidades dos bairros, mas deixa claro que é muito mais fácil conseguir apoio da prefeitura quando o bairro está ativo e interessado no desenvolvimento. “Tudo o que acontece aqui está documentado e constantemente é apresentado ao prefeito, porém o futuro do bairro depende dos moradores que mobilizados fazem a diferença. Não adianta somente ficar esperando que alguém faça por nós”, afirmou.

Ao final do encontro, os moradores conseguiram diversas parcerias e novos membros para a Rede. As pessoas que não participavam das reuniões se interessam no programa e estão dispostas a fazer a sua parte. O objetivo da reunião foi cumprido e agora os participantes aguardam anciosos a realização das próximas ações em busca do desenvolvimento da localidade.
Por Camila Ricardo de Oliveira

Follow by Email
RSS