Eles já cumpriram um dos passos mais importantes para a realização de seus sonhos: acreditaram em si mesmos. Mas como todos sabem, de nada adianta ter sonhos se não há planos para realizá-los. Foi com esse intuito que os moradores da Vila Nova se reuniram no dia 2 de setembro, no espaço Lauana Festas.
O objetivo do encontro é elaborar um Plano Participativo, com base na Pesquisa Diagnóstica de Ativos e Necessidades, feito no passo anterior. A comunidade escolhe seus eixos prioritários de desenvolvimento e projeta as ações a serem desenvolvidas, dentro de um horizonte temporal de dez anos para atingir suas metas.
O Plano Participativo é elaborado na forma de um mapa do caminho para o futuro, onde os marcos de referência são as realizações para superação dos obstáculos e para o aproveitamento das oportunidades, baseadas, fundamentalmente, na utilização dos próprios ativos (na capacidade interna de investir nesses ativos e na capacidade de atrair investimentos externos).
Calmamente, discutiram entre si suas metas e as prioridades da Vila. Dentre os objetivos mais recentes, traçados para o ano de 2012, estão o de construir uma pista de caminhada e ciclovia na praça e fazer uma campanha de incentivo à leitura junto às escolas, igrejas, creches e comércios, pois acreditam que a educação é a base para um bairro feliz e bem desenvolvido.
O sexto passo da metodologia é a Agenda, onde os moradores traçarão, contendo datas precisas, a efetuação das tarefas organizadas no Plano. O encontro ficou marcado para o dia 13 de setembro, às 19h30, no mesmo local da última reunião.
Por Bruna Gabrielle